Castanhão
Home Acima Galeria de fotos Anúncios Denuncias Diario de Bordo Historia da Pesca Quero Doar Pesca Esportiva Legislação Ambiental Canal do Tempo Músicas

 

Join 4Shared Now!

 

 

Hit Counter

Brasil>Ceará>>Interior>>>Castanhão

Nome do açude:Castanhão.

Onde fica:

No Município de Alto Santo, situado no Vale do Jaguaribe. Tendo acesso também através da localidade de Nova Jaguaribara. Nova denominação para a antiga e saudosa cidade de Jaguaribara, agora totalmente submersa, engolida pelas águas do lago que se formou após o represamento do rio Jaguaribe, com a construção da parede de concreto com 3,5 km, para formar o açude “Castanhão”.  Como profetizou Antônio Conselheiro, o revoltoso de Canudos, “O sertão, nestes grotões vai virar mar”. Sendo construída uma nova cidade a 50 km do local original. Com o nome de “Nova Jaguaribara”.

Distância da Capital do estado:

247 km.

Como chegar:

Saindo de Fortaleza pela BR-116 siga em direção ao Município de Jaguaribe. Chegando a localidade de Peixe Gordo, situada próximo à ponte sobre o Rio Jaguaribe, atravesse a ponte e siga pela BR-116, mais uns 20 km, pegar a esquerda o acesso a CE-138 até o município de Alto Santo.

Outra opção é seguir pela BR-116 após a ponte sobre o Rio Jaguaribe, seguir aproximadamente 36 km, pegar a direita o acesso a CE-269 até a cidade de Nova Jaguaribara.

Informações do açude:

Sistema de bacias: Médio Jaguaribe.

Bacia Hidrográfica (km²): 45.018,41.

Capacidade (m³): 6.700.000.000.00.

Construído em: 2003.

Peixes:

Tucunaré, Tilápia, Carpa, Pescada do Piauí, Pirapitinga, Tambaqui, piaus, Apaiari, Curimatã comum e Curimatã-Pacu, traíras, etc.

 

Brasil>Ceará>>Interior>>>Castanhão

                   ©Copyright by Edson Chagas -(38) 8815-5038  (11) 8154-5005©